Revisar um plano é muito mais do que encontrar desculpas para o que não deu certo
- Caterine J. Berganton

- 13 de jun. de 2018
- 2 min de leitura

Terminando a revisão do meu plano anual me passou pela cabeça que muitos outros empresários e gestores devem estar fazendo a mesma coisa. Eu particularmente gosto de fazer isso em maio, em julho e em setembro. Em maio porque já se passaram quatro meses e já deu para ter uma boa ideia sobre o andamento do plano, em julho para refinar o ajuste feito em maio e em setembro para definir o foco dos últimos meses do ano.
Agora eu proponho que você faça uma reflexão sobre a sua realidade, e coloco abaixo algumas perguntas para te ajudar nesta tarefa:
Um terço do ano já se passou, e o que estava planejado para acontecer neste período se realizou? Trouxe os resultados que você esperava?
Se não aconteceram, o que pode ter causado isso? Por favor, não vale dizer “Porque o cliente não contratou”... pense um pouco mais. Se foram várias negativas de clientes, porque eles não fecharam? Se não houve muita oportunidade de apresentar proposta, será que você está se comunicando da maneira certa com o seu cliente potencial?
O que você poderia ter feito diferente nesse período para ter resultados diferentes?
Quando eu falo em revisão do plano a intenção está muito longe de achar justificativas e desculpas pelos resultados não aparecerem (e caso o resultado tenha sido ótimo, também vale a reflexão... poderia ter sido ainda melhor?).
O mais importante nessa análise é decidir o que você fará diferente nos próximos meses.
Quais ajustes nas metas, nos processos, nos comportamentos, serão necessários para você atingir seu objetivo maior?
Que ações serão necessárias para você cumprir o que ainda falta? Você tem os recursos para executar? E se não tem, já sabe como conseguir?
Essas perguntas ajudarão a enxergar a realidade do que está acontecendo, e principalmente, focar naquilo que você pode agir. Não adianta muito pensarmos que o problema é a crise, é o cliente que não compra, ou é o governo.... isso é transferir a responsabilidade e se permitir ficar na mesma situação e colhendo os mesmos resultados.
Faça essa revisão no seu planejamento, e caso você ainda não tenha um... aproveite a oportunidade para fazê-lo. É melhor começar um plano em maio-junho do que passar o restante do ano sem um direcionamento claro.
Ainda temos pouco mais de sete meses para fazer muitas coisas acontecerem.




Comentários