Estágios da liderança
- Caterine J. Berganton

- 28 de nov. de 2021
- 1 min de leitura

Ao se tornar um líder acontece uma mudança significativa nos requisitos do cargo daquele profissional, demandando que ele adquira uma nova forma de gerir e liderar e que abandone alguns hábitos, em três perspectivas:
Habilidades necessárias: novas competências para executar responsabilidades diferentes;
Gerenciamento do tempo: novas formas de organizar e distribuir o tempo;
Valores profissionais: o que as pessoas acreditam ser importante, tornando-se o foco de seus esforços.
O livro Pipeline da Liderança aborda esse conceito que eu gosto muito de utilizar como pano de fundo para os treinamentos e programas de desenvolvimento de lideranças, construindo conteúdo e vivência que apoie cada passagem que precisa ser feita.
O pipeline não é um cilindro reto, mas um duto arqueado em seis pontos. O gráfico abaixo ilustra as seis grandes passagens que os líderes podem encontrar (principalmente nas grandes empresas).

Cada uma dessas passagens representa uma mudança de posição na empresa – um nível e uma complexidade de liderança diferentes – onde uma curva considerável precisa ser feita.
Essas curvas envolvem uma mudança significativa nos requisitos do cargo, demandando novas habilidades, aplicações de tempo e outros valores profissionais.
Quando entendemos o que essas passagens implicam e os desafios envolvidos em cada transição de liderança, nos encontramos em melhor posição para usar essas informações no desenvolvimento do líder e, por consequência, de toda a empresa.
Para que este não fique um texto enorme, vou fazer uma série trazendo cada uma das passagens, as mudanças e realizações necessárias assim como os desafios e efeitos que uma passagem mal feita gera em toda a empresa.
*Pipeline de Liderança (Ram Charan, Stephen Drotter, James Noel)




Comentários