top of page

O seu estilo de liderança impacta na performance da sua equipe e da sua empresa



Existem diversos estilos de liderança e, na minha opinião, mais importante do que procurar saber qual é o melhor deles, é entender o contexto geral.


Liderar é orientar, comandar e inspirar um grupo de pessoas para que se atinja um objetivo em comum. Dentro das empresas, normalmente o líder é aquele a quem foi atribuída a tarefa de conduzir uma equipe, uma área ou um processo, por meio de um cargo de chefia. Mas além dessa liderança formal, também existem pessoas que se destacam e acabam assumindo informalmente o papel de líder de um grupo de pessoas.


Nos trabalhos que realizo com empresários e líderes gestores de empresas, o primeiro passo que realizo é o mapeamento do perfil comportamental de cada um deles. Por meio desta análise, o líder tem maior conhecimento sobre seus padrões de comportamento, suas forças e os pontos em que precisa estar atento, além de entender o que o contexto onde ele está inserido está pedindo. 


Quando se fala em liderança, conhecer profundamente seus pontos fortes, seus pontos de atenção e o que o meio espera de você é ainda mais relevante. Um líder efetivo é aquele que consegue identificar as necessidades da empresa, de seus liderados e as suas próprias, para construir uma equipe motivada, que se mantenha em constante desenvolvimento e desta forma seja mais produtiva.

Nas literaturas mais tradicionais prevalecem três estilos: a liderança autocrática, a liderança liberal e a liderança democrática. Outros estilos têm se destacado mais recentemente, e aparecem em bibliografias e estudos mais atuais que são: a liderança coaching e a liderança situacional.


Como quase tudo na vida, cada estilo tem suas vantagens e desvantagens, e é exatamente por isso que não existe um estilo que seja o melhor, mas sim aquele que é mais eficaz determinada situação.


LIDERANÇA AUTOCRÁTICA

Mais centrado no próprio líder, possui uma postura mais autoritária e centralizadora perante a equipe. As decisões são tomadas pelo líder, com base no seu conhecimento e julgamento, com pouca ou nenhuma abertura para que a equipe questione ou dê sugestões.


Este estilo de liderança pode ser útil em situações que exigem alto nível de controle dos processos ou quando o liderado possui pouca experiência e necessita de mais direcionamento.


LIDERANÇA LIBERAL

Com ênfase no liderado, esse tipo de líder só ajuda quando solicitado, confiando plenamente no trabalho do liderado. Ele parte do pressuposto de que os colaboradores são maduros o suficiente e estão aptos a desempenhar as suas tarefas, sem a necessidade de um acompanhamento constante.


Este estilo de liderança pode ter bons resultados em equipes muito experientes, formada por profissionais especialistas e que consigam trabalhar com alto nível de autonomia e responsabilidade. Caso contrário, o grupo pode vir a ter baixa produtividade e um certo individualismo no seu desempenho.


LIDERANÇA DEMOCRÁTICA

Nem tanto ao céu, nem tanto à terra, o líder democrático se preocupa com a execução do trabalho em si, mas também com a satisfação, motivação e desenvolvimento de sua equipe. Aberto à participação, sugestões e contribuições da equipe, é bastante participativo, atuando como um facilitador e orientando o grupo na definição dos problemas e nas soluções. Estimulam os bons relacionamentos e a comunicação aberta, e é capaz de gerar novas ideias e inovações para o negócio.


Este estilo de liderança funciona muito bem com equipes mais maduras, ou em projetos com integrantes de diversas especialidades.


LIDERANÇA COACHING

Com ênfase no desenvolvimento do potencial e na performance de cada um, este líder tem a capacidade de identificar as competências de cada colaborador, e trabalhar no seu desenvolvimento para obtenha os melhores resultados não apenas para a empresa, para o próprio indivíduo. 

Este é um estilo que funciona bem em empresas que querem investir e desenvolver seu capital humano, e exigirá líderes dispostos a se dedicar ao seu próprio desenvolvimento além do seu time.


LIDERANÇA SITUACIONAL

O modelo de liderança situacional, de Hersey e Blanchard , consiste em relacionar o estilo do líder, a maturidade do liderado e a situação encontrada. Não há um perfil único do líder, eles estão dispostos e são capazes de mudar o seu estilo de liderar de acordo com o nível de desenvolvimento de seu colaborador em determinada atividade. O líder tem que acreditar que está ali para servir e fornecer funções e objetivos a serem alcançados.


Por exemplo, imagine que uma pessoa de sua equipe é um excelente vendedor que já atua de maneira autônoma sem necessitar de supervisão, e que esta pessoa passa a exercer a função de gestão de uma equipe. Esta pessoa provavelmente não está em um estágio tão autônomo com relação às tarefas de gestão, e não poderá ser liderada da mesma forma de quando era um vendedor.


O modelo começa por identificar o nível de cada colaborador em duas dimensões: competência e compromisso. Ao identificar em que nível está a pessoa que executará as tarefas, o líder adapta o seu comportamento em duas dimensões: DIREÇÃO e APOIO. 


Quanto maior a direção do líder, menor a autonomia e capacidade de decisão do executante. Quanto maior o apoio do líder, maior o foco do líder em criar espaço para encorajar confiança e capacidade de resolver problemas do executante. O objetivo maior é aumentar a autonomia e performance de quem executa.


A Liderança Situacional é dividida em quatro estilos:

1. DIREÇÃO: o colaborador precisa aprender a tarefa que ele tem que executar, podendo contar com o líder até seu fim, até ele conquistar confiança.

2. ORIENTAÇÃO: o colaborador precisa conhecer a tarefa e criar um estímulo para a execução dela. O líder precisa apoiar as ideias, aconselhar e dar oportunidades para sugestões.

3. APOIO: o líder precisa estimular seus colaboradores a buscar segurança e aprendizado, promove o pensamento crítico e a busca pelas próprias soluções.

4. DELEGAÇÃO: os colaboradores possuem maior autonomia e liberdade, tendo mais conhecimento e segurança com suas tarefas. Nesse estilo o líder permite que seu liderado atue de forma independente, reconhece o desempenho, facilita os recursos necessários e desafia-o.


A liderança situacional funciona muito bem para empresas que contam com líderes flexíveis e bem preparados, aptos a identificar as necessidades de cada indivíduo de sua equipe, e para atuar em diversos cenários.


Para refletir: Depois de saber um pouco mais sobre os estilos de liderança, como sempre eu o convido a refletir: você conhece seu estilo predominante? Tem características de mais de um desses estilos, e já consegue transitar um pouco entre eles? Quais características estão faltando em seu estilo de liderança para conseguir sobressair o que há de melhor em sua equipe?

Comentários


© 2022 por Allium Consultoria e Coaching.

Todos os direitos reservados.

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page