top of page

O que você está fazendo hoje para que seu negócio tenha melhores resultados no ano que vem?

Atualizado: 8 de dez. de 2021


O ano está quase acabando e com certeza você está com a corda toda para fazer acontecer os objetivos de 2021.


Mas você que é empreendedor, está também pensando na visão de longo prazo para seu negócio, e desenhando uma estratégia que te permita fazer de 2022 um ano ainda melhor?

Para isso, alguns passos podem te ajudar:


1. Defina exatamente onde você quer chegar. Sim, esse é o ponto de partida... sem ter o objetivo muito claro, você pode se perder pelo caminho (ou cair na mesma situação da Alice.. sem saber se o caminho é bom ou ruim).




2. Mais importante do que as respostas, são as perguntas. Dedique tempo suficiente para entender quais perguntas precisam ser respondidas para você chegar ao objetivo. Não tente respondê-las de imediato..... deixe isso para o próximo passo. Deixe sua mente livre para questionar tudo que ela julgar ser importante.


3. Pesquise. Para responder as perguntas que fez, você provavelmente precisará pesquisar muito sobre o seu mercado, concorrentes, hábitos dos clientes, fontes de investimento, entre muitos outros temas que vão surgir. 


4. Avalie. Também precisará fazer avaliações sobre sua capacidade de produção e de entrega, sobre os recursos de sua empresa como: equipe, capital, tecnologia, equipamentos, o seu tempo. Seja escancaradamente sincero com você mesmo nesse item, pois menosprezar os recursos é tão perigoso como supervalorizá-los.


5. Defina indicadores e metas. Além do objetivo principal, você precisará definir outros indicadores de desempenho que te dirão se sua estratégia está dando certo. Quais metas intermediárias (ou milestones) indicarão que você está no caminho para atingir seu objetivo? Dedique tempo suficiente para esse passo também, pois os indicadores definirão o que é relevante para sua empresa.

“O que nós medimos e como nós medimos determinam o que será considerado relevante, e determinam, consequentemente, não apenas o que nós enxergamos, mas o que nós fazemos.”  Peter Drucker

6. Traga também a experiência do passado, afinal, tudo o que você viveu contribuiu para o profissional que você é hoje. Veja se você já viveu algo parecido com os novos desafios, como você lidou com aquilo e o que aprendeu (não para repetir a solução, mas para não perder o aprendizado), e pense em novas possibilidades.


7. Peça ajuda. Você não precisa saber tudo, nem fazer tudo sozinho. Saiba entender em quais momentos você precisa de ajuda, e principalmente, qual o tipo de ajuda. Que competência ou habilidade está faltando para você prosseguir?  A ajuda correta pode fazer você andar mais rápido e com segurança.


8. Implemente: Depois que você realizou os passos acima, você com certeza gerou um documento com seu plano estratégico para o próximo ano (ou no mínimo para os primeiros 6 meses). Agora chegou a hora de colocá-lo em prática.


Se essas dicas te ajudaram, compartilhe com quem você acredita que está precisando direcionar melhor seus esforços.


Caterine Berganton

Especialista em desenvolvimento de liderança e idealizadora do Programa DOJO - Formação de Líderes, um programa de capacitação empresarial que conta com dois módulos totalmente práticos para realizar o planejamento estratégico e a melhoria da performance da equipe. Conheça:



Comentários


© 2022 por Allium Consultoria e Coaching.

Todos os direitos reservados.

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page